Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro tradicional de Brasília, o Guará, a Casa GR ocupa um lote estreito de apenas 145 m², sem recuos laterais, o que apresentou desafios significativos para a incorporação de iluminação e ventilação naturais, dada a proximidade das edificações vizinhas. Para enfrentar esse desafio, a solução adotada foi a integração de cobogós na fachada, proporcionando privacidade e personalidade, ao passo que permitiam a entrada de luz e ventilação na área da varanda dos quartos que ficam direcionados para a frente do lote. Esses elementos, além de funcionalidade, conferiram um aspecto estético único à arquitetura da casa.

Casa GR / Studio Roque Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela© Maurício Araújo

Casa GR / Studio Roque Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira© Maurício Araújo

O projeto da Casa GR se desenvolve em dois pavimentos distintos, formando volumes separados. Um bloco frontal, acessado pela entrada principal, abriga a garagem, dois quartos, um banheiro compartilhado e uma varanda com fechamento em cobogó, proporcionando áreas de convívio agradáveis e funcionais. Enquanto isso, o bloco posterior é destinado à cozinha, lavabo, lavanderia e suíte master, conectados por uma passarela, garantindo uma circulação fluida e intuitiva entre os diferentes espaços da casa. No interior da residência, o lounge e a área da piscina descoberta ocupam um pé-direito duplo, ambas são complementadas por uma estrutura metálica, hora vazada na projeção da área da piscina, hora preenchida no lounge. Essa solução contribuiu não somente para a integração dos espaços como também para criar um ambiente provido de iluminação e ventilação natural. Toda essa permeabilidade visual criam a sensação de uma relação entre ambiente interno e externo, tornando o espaço mais convidativo e acolhedor para os moradores.

Casa GR / Studio Roque Arquitetura - Imagem 8 de 22© Maurício Araújo

Casa GR / Studio Roque Arquitetura - Imagem 5 de 22© Maurício Araújo

O concreto foi escolhido como material predominante na fachada frontal, conferindo solidez e impacto visual. A madeira, por sua vez, foi empregada para adicionar calor e textura à entrada da residência, assim como no deck e na porta principal, criando um contraste interessante e convidativo. O uso do vidro visou maximizar a entrada de luz natural, criando uma sensação de transparência e conexão com o ambiente externo, proporcionando uma atmosfera luminosa e acolhedora em todos os espaços da Casa GR. Com isso, a residência se destaca como um exemplo de harmonia entre funcionalidade, estética e conforto, atendendo às necessidades e preferências dos seus moradores de forma excepcional.

Casa GR / Studio Roque Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira© Maurício Araújo

REFERÊNCIA: archdaily.com.br/br/1015794/casa-gr-studio-roque-arquitetura